O sândalo adquiriu um profundo significado espiritual em várias culturas e tradições ao redor do mundo. Ao longo da história, esta madeira aromática foi considerada sagrada e associada ao divino e ao espiritual. Acredita-se que seu aroma reconfortante e calmante tenha o poder de elevar o espírito e conectar-se com níveis mais profundos de consciência durante práticas meditativas e cerimônias religiosas.
Calmante: o sândalo alivia a ansiedade, o stress e a depressão.
Foco: o aroma favorece a clareza mental e a criatividade. Seu principal composto, o α-Santalol, aumenta o índice de atenção e o humor.
Antisséptico: a propriedade antisséptica do sândalo faz dele um potente desinfetante natural, sua fragrância também pode ser utilizada para repelir insetos e pragas.
Anti-inflamatório: os compostos ativos no sândalo oferecem alívio a todo tipo de inflamação. São capazes de atenuar irritações na pele e incômodos de picadas de mosquitos.
Adstringente: o efeito adstringente do sândalo é considerado suave e está presente em diversos cosméticos, com o objetivo de acalmar e limpar a pele.
Antienvelhecimento: os antioxidantes presentes ajudam na redução dos danos causados pelos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.
Trata e protege a pele: por conter um agente anti-inflamatório e estimular a regeneração celular, o sândalo é eficaz no tratamento de acnes, eczemas e psoríase.
Expectorante: o sândalo é um excelente expectorante e pode ser um aliado no tratamento de doenças respiratórias, resfriados e tosses.
Infecção urinária: outro uso comum do sândalo é na luta contra infecções do trato urinário. O tratamento deve acontecer sob a supervisão de um médico.
Afrodisíaco natural: indianos e chineses consideram o sândalo um afrodisíaco natural, suas propriedades aumentam o desejo sexual e ele pode ser eficaz no tratamento de homens com impotência.
O sândalo trabalha com todos os chakras:
Chakra raiz – estabelece ligação com a terra (grounding) criando uma forte sensação de estabilidade e foco
Chakra sacral – estimula a sensualidade e a criatividade
Chakra do plexo solar – induz a confiança no plano divino aumentando a capacidade de adaptabilidade a novas situações
Chakra cardíaco – eleva a vibração abrindo o coração ao amor incondicional e à compaixão
Chakra laríngeo – aumenta a clareza mental e desperta pensamentos divinos
Chakra do terceiro olho – serena a mente, induz o estado meditativo e melhora a capacidade de receber e integrar energias de cura
Chakra da coroa – incita a consciência elevada e estimula o sentido de unidade